Pular para o conteúdo principal
Eu não passo mal.


As pessoas que passam mal
Nina Lemos (site 2neurônio)

"Tô passando mal". Quem me conhece já deve ter ouvido essa frase algumas vezes. Isso porque, como bem definiu a Jô em um momento em que eu falei a frase... eu sou uma pessoa que passa mal. E essa é mais uma forma de divisão do mundo.
As pessoas que passam mal geralmente são histéricas (hello, Freud). E sim, quase sempre são mulheres.
Sofremos de tontura, confusão mental, pressão baixa, desmaios. Tudo sem motivo aparente, ou com motivos ridículos que pra gente fazem todo sentido.
Nesta última vez em que falei a frase, eu estava em um show revival do Fellini, uma das bandas que eu mais amo no mundo. Estava cheio de gente do passado, pessoas de antigamente, passantes famosos, como o Paulo Ricardo de chapinha e o Marcelo Bonfá parecendo o Jon Bon Jovi. É ou não é motivo para passar mal?
Nós estamos acostumados a sermos levados pela mão por pessoas para tomar um ar. Ou a ouvir a frase: "você quer sal?".
Uma vez desmaiei na casa da Danuza Leão, no meio de uma entrevista, descontrol, celebração. "Ernestina, Ernestina", gritava Danuza. Até que surgiu uma senhora vestida de empregada chique e me deu sal.
Achei que esse seria o maior vexame da minha vida. Mas a sábia Danuza respondeu: "não tem nada mais chique do que uma mulher que desmaia". Depois dessa, passei a me achar chique, mesmo pedindo um sal. E dizendo: "gente, me ajuda, to passando mal".

Comentários

Anônimo disse…
Que bom descobrir que não estou só! Sou um ser que desmaia muito e por qualquer coisa. Vexames mil e a fama de fresca, molenga, etc.
Mas se Danuza diz que é chique, daqui pra frente nem vou mais ficar com vergonha, vou desmaiar e recobrar os sentidos com total naturalidade...hahahaha
Anônimo disse…
Saber que não sou a única e também, que agora sou chique, me fez um bem...
É que também integro o grupo das que passam mal e passar mal, prá mim, é sempre e inevitavelmente sinonimo de desmaio. Eu apago por tudo e por nada e em qualquer lugar. Coleciono milhares de histórias envolvendo meus desmaios, daria um livro de crônicas daqueles!
Já fiz tudo que é exame possível, nada de errado comigo, o que levou minha mãe - que é médica - à simples conclusão: "filha, você não tem nada, sua pressão cai porque vc é fresca mesmo". AFF! A partir de agora, vou deletar a conclusão de minha mãe e adotar a da Danuza: eu desmaio porque sou chique. Pronto!

Postagens mais visitadas deste blog

Sex and the city . Nunca vi - nunca mesmo - e não gostei. Acho deprimente o bando de mulheres na faixa dos trinta (vejam bem: não estou falando de adolescentes!) que acreditam que Nova York é aqui, que se sentem modernetes porque lêem Nova (audácia!), que fazem tratados sobre o significado oculto do comportamento masculino e que - esta é a cereja do bolo - anunciam numa mesa de bar: "nossa, eu sou muito a Carrie" ou qualquer uma das personagens caricatas do seriado. É só um programinha de TV, meninas. De outro país, outra cultura, sobre mulheres que têm roupas e depressões fashion-bacaninhas (não, não precisa ter assistido pra saber do que se trata). Pelo amor de Deus. E depois a gente é obrigada a escutar que falta "homem interessante" no mundo.
"Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total". Tem Lacan pra estudar, mas G. Rosa não tá deixando.
Ganhei um presentão . Nenhuma data especial. Presente de amigo, mesmo. Muitos corações, Nando. Que bom que eu conheci você. E q ue bom que as coisas andam tão certas nesta vida tão doida.