Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2012
‎"Não se vê por que a verdade seria sempre forçosamente benéfica. Só com o diabo no corpo é que se pode imaginar semelhante coisa, quando tudo demonstra o contrário". (Lacan, Seminário 17).
‎"[...] uma vez que ali se entra não se sabe aonde isso vai dar. Começa com as cócegas e termina com a labareda de gasolina". (LACAN, Seminário 17, 1969-1970).
Tava tudo tão facinho no rasinho, e eu, sem me dar conta, assim, fui indo. Eu te peço que se aproxime de mim um pouco, mas não tanto a ponto de eu sentir sua falta quando você for embora. Eu já sinto um calor de amor quando você chega aqui. Meu coração não aguenta essa letra nessa voz e nesse sotaque. 
"Do lado da psicanálise, trata-se de estar pronto para acolher isto sem muita resistência: bem longe de demonizá-la e de rejeitá-la, receber a miséria do gozo produzido pelos efeitos da ciência". (François Ansermet).  Raspas e restos me interessam.
"Se está amando, leve flores no domingo. Se ainda está em dúvida, leve flores no almoço de segunda. Se cometeu algum deslize, leve flores na véspera - é possível levar flores preventivas". Xico Sá e o tipo que ainda manda flores - inclusive preventivas.
Tom Jobim agora desfila um visual mais leve.  Primavera-verão 2013.
"Dizer que 'não tem que jogar fora a água suja do banho' resume o percurso da experiência de uma análise levada a seu final lógico". (Vicente Palomera).  Raspas e restos me interessam.
"Há quatro coisas, esqueci a quarta, ou não procuro me lembrar dela imediatamente, que não deixam vestígio: o pé da gazela no rochedo, o peixe na água e, o que nos interessa mais, o homem na mulher. O que se pode objetar, conforme o caso, vem a ser dito sob a seguinte forma, cuja importância conhecemos nas fantasias dos neuróticos: sim, uma doencinha de vez em quando". (LACAN, "Seminário 16").
‎"A psicanálise não é um saber do sexual. Quem foi que aprendeu, na psicanálise, a saber tratar bem sua mulher? Porque, afinal, isso é importante, uma mulher. Há uma certa maneira de pegá-la pelo lado certo, isso se segura na mão de uma certa maneira, com a qual ela não se engana. Ela é capaz de lhes dizer: você não me segura como se segura uma mulher". LACAN, "Seminário 16".
‎"[...] ousei escrever, em algum lugar, 'Freud e eu'. [...] Por que haveria algo de escandaloso, por parte de alguém que passou a vida inteira ocupado com a contribuição de Freud, em dizer 'Freud e eu'?". Lacan, "Seminário 16".