Pular para o conteúdo principal
Eu não passo mal.


As pessoas que passam mal
Nina Lemos (site 2neurônio)

"Tô passando mal". Quem me conhece já deve ter ouvido essa frase algumas vezes. Isso porque, como bem definiu a Jô em um momento em que eu falei a frase... eu sou uma pessoa que passa mal. E essa é mais uma forma de divisão do mundo.
As pessoas que passam mal geralmente são histéricas (hello, Freud). E sim, quase sempre são mulheres.
Sofremos de tontura, confusão mental, pressão baixa, desmaios. Tudo sem motivo aparente, ou com motivos ridículos que pra gente fazem todo sentido.
Nesta última vez em que falei a frase, eu estava em um show revival do Fellini, uma das bandas que eu mais amo no mundo. Estava cheio de gente do passado, pessoas de antigamente, passantes famosos, como o Paulo Ricardo de chapinha e o Marcelo Bonfá parecendo o Jon Bon Jovi. É ou não é motivo para passar mal?
Nós estamos acostumados a sermos levados pela mão por pessoas para tomar um ar. Ou a ouvir a frase: "você quer sal?".
Uma vez desmaiei na casa da Danuza Leão, no meio de uma entrevista, descontrol, celebração. "Ernestina, Ernestina", gritava Danuza. Até que surgiu uma senhora vestida de empregada chique e me deu sal.
Achei que esse seria o maior vexame da minha vida. Mas a sábia Danuza respondeu: "não tem nada mais chique do que uma mulher que desmaia". Depois dessa, passei a me achar chique, mesmo pedindo um sal. E dizendo: "gente, me ajuda, to passando mal".

Comentários

Anônimo disse…
Que bom descobrir que não estou só! Sou um ser que desmaia muito e por qualquer coisa. Vexames mil e a fama de fresca, molenga, etc.
Mas se Danuza diz que é chique, daqui pra frente nem vou mais ficar com vergonha, vou desmaiar e recobrar os sentidos com total naturalidade...hahahaha
Anônimo disse…
Saber que não sou a única e também, que agora sou chique, me fez um bem...
É que também integro o grupo das que passam mal e passar mal, prá mim, é sempre e inevitavelmente sinonimo de desmaio. Eu apago por tudo e por nada e em qualquer lugar. Coleciono milhares de histórias envolvendo meus desmaios, daria um livro de crônicas daqueles!
Já fiz tudo que é exame possível, nada de errado comigo, o que levou minha mãe - que é médica - à simples conclusão: "filha, você não tem nada, sua pressão cai porque vc é fresca mesmo". AFF! A partir de agora, vou deletar a conclusão de minha mãe e adotar a da Danuza: eu desmaio porque sou chique. Pronto!

Postagens mais visitadas deste blog

Lo que me gusta de tu cuerpo es el sexo. Lo que me gusta de tu sexo es la boca. Lo que me gusta de tu boca es la lengua.  Lo que me gusta de tu lengua es la palabra. (Julio Cortázar)
‎"[...] ousei escrever, em algum lugar, 'Freud e eu'. [...] Por que haveria algo de escandaloso, por parte de alguém que passou a vida inteira ocupado com a contribuição de Freud, em dizer 'Freud e eu'?". Lacan, "Seminário 16".
Ambiciosa Florbela Espanca Para aqueles fantasmas que passaram, Vagabundos a quem jurei amar, Nunca os meus braços lânguidos traçaram O voo dum gesto para os alcançar ... Se as minhas mãos em garra se cravaram Sobre um amor em sangue a palpitar ... - Quantas panteras bárbaras mataram Só pelo raro gosto de matar ! Minh’ alma é como a pedra funerária Erguida na montanha solitária Interrogando a vibração dos céus ! O amor dum homem ? - Terra tão pisada, Gota de chuva ao vento baloiçada ... Um homem ? - Quando eu sonho o amor de um Deus ! ...