Pular para o conteúdo principal
O que eu aprendi com os meus ex namorados
Nina Lemos, do site 02 Neurônio

"É passado." Depois que ele falou isso, com aquela frieza macha que a gente bem conhece, decidi que a dor pode ser um pouco presente. Mas ele é passado mesmo. Então, comecei a lembrar o que eu aprendi com os meus ex namorados.
Aprendi muitas coisas. Com o primeiro, aprendi a andar de moto, na garupa, claro. E a me preocupar com homem drogado. Sim, era o primeiro!
Com um deles, aprendi coisas sobre bicicleta, ele era biker fanático. Até vi um vídeo sobre bicicleta. E fingi que gostei por um tempo.
(...)
Com um ex namorado muito do passado aprendi a gostar de REM (isso foi realmente uma coisa boa) e a ser a outra (isso foi realmente uma coisa ruim). Mas ele também me ensinou muitas coisas sobre o rock de Brasília.
Dois deles fizeram músicas para mim e eu virei musa.
Dois deles me pediram em casamento. Com um eu aceitei.
Um deles fez fotos lindas minhas pelada.
Um deles me ajudou a mudar os móveis da minha sala de lugar.
E eu, oras, o que será que eu ensinei para eles?
Que eu lembre, noções básicas de psicanálise e algo sobre educação infantil (não, não tenho filhos mas sou ótima com crianças, acreditem).
Ensinei para um que era bom ir a show de rock mesmo depois dos 30. Tentei ensinar todos a gostar de Chico Buarque e não consegui isso de nenhum. É triste, mas eu nunca tive um namorado na vida que gostasse tanto de Chico Buarque como eu. Ensinei alguns deles a gostarem do Xico (o com X).
Fracassei: Quando tentei fazer um largar as drogas, outro a parar de ser mágoa de caboclo e um deles eu tentei ensinar a amar romanticamente e com passionalidade. Fracasso retumbante.
Se eu fui útil? Acho que fui. Eles também foram. Mas não, nenhum menino me ensinou quase tudo que eu sei. Muita coisa eu aprendi sozinha. Como agora, em que aprendo a colocar ponto final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lo que me gusta de tu cuerpo es el sexo. Lo que me gusta de tu sexo es la boca. Lo que me gusta de tu boca es la lengua.  Lo que me gusta de tu lengua es la palabra. (Julio Cortázar)
‎"[...] ousei escrever, em algum lugar, 'Freud e eu'. [...] Por que haveria algo de escandaloso, por parte de alguém que passou a vida inteira ocupado com a contribuição de Freud, em dizer 'Freud e eu'?". Lacan, "Seminário 16".
Ambiciosa Florbela Espanca Para aqueles fantasmas que passaram, Vagabundos a quem jurei amar, Nunca os meus braços lânguidos traçaram O voo dum gesto para os alcançar ... Se as minhas mãos em garra se cravaram Sobre um amor em sangue a palpitar ... - Quantas panteras bárbaras mataram Só pelo raro gosto de matar ! Minh’ alma é como a pedra funerária Erguida na montanha solitária Interrogando a vibração dos céus ! O amor dum homem ? - Terra tão pisada, Gota de chuva ao vento baloiçada ... Um homem ? - Quando eu sonho o amor de um Deus ! ...