Pular para o conteúdo principal
A letra era do Tom Jobim, que pediu ajuda pro Chico Buarque, que fez acréscimos à letra original. Mas o João Gilberto resolveu gravar a versão inicial, e é por isso que a música tem duas versões. Na verdade, três, porque o finalzinho tem a versão oficial, gravada pelo Chico Buarque, e a versão que o Tom canta.
O certo é: "Lígia" é uma das minhas músicas preferidas da vida, quem me conhece sabe disso.
João Gilberto tocou a versão dele (minha preferida) no show que fez em Salvador na última sexta-feira. Eu estava lá - e chorei ridiculamente.
.
A versão preferida do João Gilberto:
Eu nunca sonhei com você, nunca fui ao cinema, não gosto de samba, não vou a Ipanema,
não gosto de chuva nem gosto de sol.
Eu nunca lhe telefonei, para que se eu sabia, eu jamais tentei
e jamais ousaria as bobagens de amor que outro vai te dizer.
Sair com você de mãos dadas na tarde serena, um chope gelado num bar de Ipanema,
andar pela praia até o Leblon.
Eu nunca me apaixonei, eu jamais poderia casar com você,
fatalmente eu iria sofrer tanta dor pra no fim te perder.
.
A versão "oficial", parceria de Tom e Chico (mas o Chico não assina como parceiro):
Eu nunca sonhei com você, nunca fui ao cinema, não gosto de samba, não vou a Ipanema,
não gosto de chuva nem gosto de sol.
E quando eu lhe telefonei, desliguei, foi engano, o seu nome eu não sei,
esqueci no piano as bobagens de amor que eu iria dizer.
Eu nunca quis tê-la ao meu lado num fim de semana, um chope gelado em Copacabana,
andar pela praia até o Leblon.
E quando eu me apaixonei não passou de ilusão, o seu nome rasguei,
fiz um samba-canção com as mentiras de amor que aprendi com você.
*(do Chico:) E quando você me envolver nos seus braços serenos eu vou me render,
mas seus olhos morenos me metem mais medo que um raio de sol.
**(do Tom:) Você se aproxima de mim com esses modos estranhos e eu digo que sim,
mas seus olhos castanhos me metem mais medo que um raio de sol.


Taí: Tom Jobim e Roberto Carlos cantando Lígia (e o Roberto Carlos apanhando das versões diferentes no final).

Comentários

Ana B. disse…
O vídeo dele cantando Lígia no show está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=_mscExMzIns. Ficou tremido e com barulho, mas é legal ter, né?
Fernando disse…
Faltou dizer que é uma das músicas preferidas do casal!
Anônimo disse…
Ai Dri!!! Só me metendo nessa conversa de família para dizer que o show deve ter sido o máximo, morri de inveja!!!! E as versoes sao tao lindas. A do Joao é mais hard. A do Tom..., sei lá...Fico com o Chico:...eu vou me render! Beijos,
Cris
Anônimo disse…
A primeira é menos lírica e, no entanto, (ou por tanto) mais madura.

Postagens mais visitadas deste blog

Lo que me gusta de tu cuerpo es el sexo. Lo que me gusta de tu sexo es la boca. Lo que me gusta de tu boca es la lengua.  Lo que me gusta de tu lengua es la palabra. (Julio Cortázar)
‎"[...] ousei escrever, em algum lugar, 'Freud e eu'. [...] Por que haveria algo de escandaloso, por parte de alguém que passou a vida inteira ocupado com a contribuição de Freud, em dizer 'Freud e eu'?". Lacan, "Seminário 16".
Ambiciosa Florbela Espanca Para aqueles fantasmas que passaram, Vagabundos a quem jurei amar, Nunca os meus braços lânguidos traçaram O voo dum gesto para os alcançar ... Se as minhas mãos em garra se cravaram Sobre um amor em sangue a palpitar ... - Quantas panteras bárbaras mataram Só pelo raro gosto de matar ! Minh’ alma é como a pedra funerária Erguida na montanha solitária Interrogando a vibração dos céus ! O amor dum homem ? - Terra tão pisada, Gota de chuva ao vento baloiçada ... Um homem ? - Quando eu sonho o amor de um Deus ! ...