Pular para o conteúdo principal
Um Beijo
Vinícius de Moraes

Um minuto o nosso beijo / Um só minuto; no entanto
Nesse minuto de beijo / Quantos segundos de espanto!
Quantas mães e esposas loucas / Pelo drama de um momento
Quantos milhares de bocas / Uivando de sofrimento!
Quantas crianças nascendo / Para morrer em seguida
Quanta carne se rompendo / Quanta morte pela vida!
Quantos adeuses efêmeros / Tornados o último adeus
Quantas tíbias, quantos fêmures / Quanta loucura de Deus!
Que mundo de mal-amadas / Com as esperanças perdidas
Que cardume de afogadas / Que pomar de suicidas!
Que mar de entranhas correndo / De corpos desfalecidos
Que choque de trens horrendo / Quantos mortos e feridos!
Que dízima de doentes / Recebendo a extrema-unção
Quanto sangue derramado / Dentro do meu coração!
Quanto cadáver sozinho / Em mesa de necrotério
Quanta morte sem carinho / Quanto canhenho funéreo!
Que plantel de prisioneiros / Tendo as unhas arrancadas
Quantos beijos derradeiros / Quantos mortos nas estradas!
Que safra de uxoricidas / A bala, a punhal, a mão
Quantas mulheres batidas / Quantos dentes pelo chão!
Que monte de nascituros /Atirados nos baldios
Quantos fetos nos monturos / Quanta placenta nos rios!
Quantos mortos pela frente / Quantos mortos à traição
Quantos mortos de repente / Quantos mortos sem razão!
Quanto câncer sub-reptício / Cujo amanhã será tarde
Quanta tara, quanto vício / Quanto enfarte do miocárdio
Quanto medo, quanto pranto / Quanta paixão, quanto luto!...
Tudo isso pelo encanto / Desse beijo de um minuto:
Desse beijo de um minuto / Mas que cria, em seu transporte
De um minuto, a eternidade / E a vida, de tanta morte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lo que me gusta de tu cuerpo es el sexo. Lo que me gusta de tu sexo es la boca. Lo que me gusta de tu boca es la lengua.  Lo que me gusta de tu lengua es la palabra. (Julio Cortázar)
‎"[...] ousei escrever, em algum lugar, 'Freud e eu'. [...] Por que haveria algo de escandaloso, por parte de alguém que passou a vida inteira ocupado com a contribuição de Freud, em dizer 'Freud e eu'?". Lacan, "Seminário 16".
Ambiciosa Florbela Espanca Para aqueles fantasmas que passaram, Vagabundos a quem jurei amar, Nunca os meus braços lânguidos traçaram O voo dum gesto para os alcançar ... Se as minhas mãos em garra se cravaram Sobre um amor em sangue a palpitar ... - Quantas panteras bárbaras mataram Só pelo raro gosto de matar ! Minh’ alma é como a pedra funerária Erguida na montanha solitária Interrogando a vibração dos céus ! O amor dum homem ? - Terra tão pisada, Gota de chuva ao vento baloiçada ... Um homem ? - Quando eu sonho o amor de um Deus ! ...