Pular para o conteúdo principal
O risco da meia da moça
Inácio de Loyola Brandão

Cedo ainda, pai e filha entraram na lanchonete deserta. O homem escolheu a mesa no canto, junto à janela. Magro, óculos de lentes espessas, parecia cansado. Indagou da menina:
- O que você quer?
- Chocolate.
- E para comer?
- Pão de queijo. E o senhor?
- Acho que nada.
Enquanto ela comia com lentidão, o pai olhava atento, como que preocupado.
Havia um breve brilho de alegria nos olhos dele, talvez contentamento por estar com ela. No entanto, não parecia muito à vontade. A manhã de maio era límpida, fresca.
(...)
Ela tomou mais um pouco do chocolate, fazendo barulho com a boca.
- Não faça isso, é feio. Coisa de gente mal-educada.
- Sou bem-educada?
- Ao menos, tenho tentado.
Ele viu que o pão de queijo tinha sido devorado. Talvez a menina quisesse outro. Virou-se um pouco, tirou umas moedas do bolso, contou.
- Quer outro pão de queijo?
- Posso?
- Por que não?
- Outro dia, na padaria, comi um pão na chapa e você não comeu nada, estava sem dinheiro. Você tem dinheiro, pai?
- Pode comer outro. Sossegada.
Desta vez, ele pediu um pão de queijo com recheio, ela mordeu, o requeijão escorreu. Ela riu, os dois riram.
- Surpresa, pai! Que delícia! Quer provar?
Os olhos dele indicavam que sim, ele disse não.
(...)
A menina não prestou atenção, estava olhando uma mulher que tinha entrado, morena, muito bonita.
- Viu a meia dela, pai?
- Não. O que tem?
- É moderna, tem um risco no meio, atrás. Você me compra uma?
- No seu aniversário.
- Vou ficar maravilhosa como aquela mulher?
- Vai.
- Por que não olha para ela, pai?
- Já olhei. Uma mulher dessas é um sonho, filha.
- Sonhos não acontecem?
- Depende da gente.
- Depende...o que é depende?
O pão de queijo se acabava, ela queria desfrutar ao máximo. Ao terminar, ficou olhando pela janela. O salão de festas da lanchonete estava bem à frente, todo colorido.
- O que é aquilo?
- Para festas de aniversário.
- Vamos fazer a minha ali?
- O seu aniversário demora.
- Mas vamos fazer?
Ele pareceu indeciso entre dizer não e desiludir e dizer sim, ela esperar e ele não poder cumprir.
- Depende...
- Depende, quer dizer coisa ruim, não é?
- Vou tentar tudo. Agora, vamos embora.
Eles se levantaram, o homem começou a apanhar a bandeja.
- O que está fazendo pai?
- Limpando a mesa, é costume.
- Eles não têm empregados?
O homem não soube responder. Apanhou tudo e levou ao lixo, em cuja tampa estava escrito obrigado. A menina deu a mão ao homem, caminharam para a saída. Na calçada, ela se voltou para ele:
- Não sabemos muita coisa, não é pai? Ou o senhor não gosta de responder perguntas?
- Um dia saberemos.
- Saberemos? E se a mulher olhasse para você, pai?
O homem não respondeu, mas sabia que carregaria dentro dele, quem sabe para sempre, o belo rosto da mulher, já que não tinha visto o risco da meia.

Comentários

Gravata disse…
Deixa o pai saber que a meia em questão, da Leg Avenue, custa quase cem mangos... Daí ele desiste de comprar pra filha.

Postagens mais visitadas deste blog

Lo que me gusta de tu cuerpo es el sexo. Lo que me gusta de tu sexo es la boca. Lo que me gusta de tu boca es la lengua.  Lo que me gusta de tu lengua es la palabra. (Julio Cortázar)
‎"[...] ousei escrever, em algum lugar, 'Freud e eu'. [...] Por que haveria algo de escandaloso, por parte de alguém que passou a vida inteira ocupado com a contribuição de Freud, em dizer 'Freud e eu'?". Lacan, "Seminário 16".
Ambiciosa Florbela Espanca Para aqueles fantasmas que passaram, Vagabundos a quem jurei amar, Nunca os meus braços lânguidos traçaram O voo dum gesto para os alcançar ... Se as minhas mãos em garra se cravaram Sobre um amor em sangue a palpitar ... - Quantas panteras bárbaras mataram Só pelo raro gosto de matar ! Minh’ alma é como a pedra funerária Erguida na montanha solitária Interrogando a vibração dos céus ! O amor dum homem ? - Terra tão pisada, Gota de chuva ao vento baloiçada ... Um homem ? - Quando eu sonho o amor de um Deus ! ...