Pular para o conteúdo principal
Não é "estou postando um texto do Fer porque ele é meu marido". Na verdade, é "o Fer é meu marido porque escreve textos como o que estou postando agora".
.
O maravilhoso e incompreensível universo das mulheres
.
A lógica feminina é um ambiente impenetrável, inóspito, árido para nós, homens. O sucesso de um relacionamento ou da participação masculina em um relacionamento só pode se dar no momento em que essa pedra fundamental das interações intersexuais for compreendida e eternizada.
Como um motorista que, dia após dia, enfrenta novas estradas sem nunca percorrê-las duas vezes, o homem deve se orientar por uma única baliza: não pode criar expectativas ou construir padrões que o ajudem a compreender o que está pela frente.
.
Cena 1
O homem, recém-casado, preocupa-se em organizar os itens que só ele pode resolver dentro da nova casa: instala pequenos equipamentos eletro-eletrônicos, usa sua nova furadeira, equilibra-se nos últimos degraus da escada de alumínio para evitar que a nova parceira o faça.
À mulher destinam-se as tarefas de cunho mais feminino - organização de armários, decoração, limpeza, cozinha.
(Torna-se pertinente, aqui, um questionamento sobre o por quê dessas tarefas estarem associadas ao universo das mulheres: terá sido por imposição social nas primeiras décadas posteriores à revolução industrial, por afinidade às habilidades físico-motoras das senhoras casadas ou pelo puro e simples acaso?)
Voltando à cena 1, após um dia de trabalho igualmente desgastante para ambas as partes, o seguinte diálogo acontece:
- Nos próximos dois dias, a limpeza do chão e as louças são responsabilidade sua, diz a mulher.
- Uai, por que?
- Porque hoje eu passei o dia lavando as roupas, limpando a sala e fiz a comida.- Tá, mas eu também passei o dia trabalhando, não parei hora nenhuma igual a você
Claro, claro, mas você fez as coisas que você gosta. E eu não...
Proferida essa frase, Martinho Lutero se contorce em sofrimento, amaldiçoando a eficiência católica em inflingir culpa e sofrimento no cardápio diário de milhões de pessoas em todo o mundo. Inútil dizer que ninguém mais poderia ter executado as tarefas que nosso marido executou, nem dizer que 80% da limpeza e da organização femininas são desnecessárias ao mundo masculino, ao passo que nenhuma das "prazerosas" tarefas empreendidas pelo homem poderia ser deixada de lado. E, afinal, qual é o problema em se ter prazer no que se faz? O homem deveria proibir sua esposa de cozinhar caso essa tarefa lhe apetecesse?
Preocupado em construir as bases de um relacionamento duradouro e ainda mais preocupado em não assumir o lugar típico do chefe de família dos anos 50, o parceiro vai, ao longo dos meses, aceitar cada vez mais funções, sem nunca conseguir rebater a acusação de que só faz o que gosta dentro da casa, esse grande pecado.
.
Cena 2
Outro casal em seu primeiro ano de casamento, sem diarista que lhes alivie a dura rotina de manter a casa limpa, roupas lavadas, louças brilhando e muito bom humor. Determinam que a pia seria responsabilidade dela nos dias ímpares, dele nos dias pares.Dia ímpar: ele prepara uma salada e um grelhado para o jantar.
Dia par: ela decide fazer souflé de espinafre de entrada, lasanha à bolonhesa como prato principal e, de sobremesa, mousse. Experimenta 97% dos utensílios que o casal ganhou dos parentes e amigos no casamento, incluindo o fantástico secador de alface, o mixer elétrico para preparar 35ml de molho e um jogo de refratários importado.
Três horas mais tarde, com as mãos enrugadas e a roupa suja de detergente, ele escuta: "você demora demais pra lavar louça, meu bem". Ao registrar sua insatisfação com a desigualdade no volume de louças, consegue o passaporte para um debate sobre o relacionamento.
.
Cena 3
Deitada de bruços, com as duas mãos em posição de esfinge, ela diz: faça o que achar certo. Ele, mezzo convicto de que conhece bem o comportamento de sua mulher, fica mezzo tranquilo e se prepara para executar a tarefa, trazendo consigo as ferramentas necessárias. Sente, porém, um desequilíbrio da Força.
Observa de soslaio a feição da esposa, que aparenta indiferença. Ela segue serena, confiante de ter deixado clara sua sugestão impositiva. Lê uma revista, arruma o cabelo e finge ignorar a presença de uma furadeira, escada e caixa de ferramentas no chão da sala.
Trinta minutos depois, já com o serviço executado, a casa é preenchida por uma simpática nuvem cinza. Fazer o que achava certo nesse caso, decretou a mulher a posteriori, não incluía levar a cabo a tarefa. "Faça o que achar certo" significa na lógica feminia, quase sempre, "faça o que eu acho certo, mas que insisto em não lhe dizer".
.
Epílogo para garantir a continuidade do meu casamento
Acho as mulheres adoráveis, deliciosas, fundamentais. A minha, mais do que todas. A imprevisibilidade feminina torna o dia-a-dia mais divertido, inesperado e desafiante. A lógica simplista e preguiçosa do homem - mesmo que eu a adote com frequência - deixa o mundo mais sujo e grosseiro. O contraponto feminino evita que papéis, documentos e embalagens usadas se acumulem na mesa da sala por meses.
Estou casado há quase um ano. Nunca estive tão feliz com minha escolha, com minha companheira e com minha vida. A Dri dormindo em meu peito vale qualquer falta de lógica do mundo.

Comentários

Carol disse…
Fantástico!

Bjs cariocas e lacanianos,

Carol
Anônimo disse…
Muito bom e lindo. Viva a lógica feminina e o dormir no peito do amado. cris Barreto

Postagens mais visitadas deste blog

Lo que me gusta de tu cuerpo es el sexo. Lo que me gusta de tu sexo es la boca. Lo que me gusta de tu boca es la lengua.  Lo que me gusta de tu lengua es la palabra. (Julio Cortázar)
‎"[...] ousei escrever, em algum lugar, 'Freud e eu'. [...] Por que haveria algo de escandaloso, por parte de alguém que passou a vida inteira ocupado com a contribuição de Freud, em dizer 'Freud e eu'?". Lacan, "Seminário 16".
Ambiciosa Florbela Espanca Para aqueles fantasmas que passaram, Vagabundos a quem jurei amar, Nunca os meus braços lânguidos traçaram O voo dum gesto para os alcançar ... Se as minhas mãos em garra se cravaram Sobre um amor em sangue a palpitar ... - Quantas panteras bárbaras mataram Só pelo raro gosto de matar ! Minh’ alma é como a pedra funerária Erguida na montanha solitária Interrogando a vibração dos céus ! O amor dum homem ? - Terra tão pisada, Gota de chuva ao vento baloiçada ... Um homem ? - Quando eu sonho o amor de um Deus ! ...